Fonte: Blog TendTudo (https://blog.tendtudo.com.br/6-dicas-receber-familia-amigos-almoco-pascoa/)

Uma data tão especial como a Páscoa merece uma comemoração igualmente única. É tempo de reunir os amigos e familiares para celebrar esse momento e tornar os festejos de abril ainda mais gostosos! Sendo assim, que tal preparar um delicioso almoço pascal e convidar a turma toda? Afinal, um belo almoço no domingo de Páscoa para confraternizar com as pessoas mais próximas sempre cai bem, não é mesmo? Então veja a seguir algumas ótimas dicas para ser um anfitrião impecável! Vamos lá?

Planeje tudo com antecedência

Por mais que ainda que faltem algumas semanas para a Páscoa, comece a fazer o planejamento para seu inesquecível almoço o quanto antes. Assim, já confirme quais amigos ficarão na cidade, convide-os pessoalmente, via e-mail, telefone ou Facebook, faça um checklist par organizar os detalhes, monte uma lista de compras e pense também na decoração — por falar em decoração, além dos elementos pascais, como cenouras, coelhos, uvas e ovos, não se esqueça das flores e itens recicláveis, como latas e garrafas, que podem deixar tudo mais bonito e cheio de personalidade!

Acerte no cardápio

Na Páscoa, os pratos tradicionais — como bacalhoada, salmão assado, torta de sardinha e purê de batata — continuam em alta, mas, para agradar a todos os convidados, é bacana investir em uma variedade maior, especialmente se houver vegetarianos no grupo. Como entrada, vale apostar em brusquetas, tomates recheados e saladinhas. Já na hora das sobremesas, abuse de ingredientes como chocolates, nozes ou uvas. Uma boa pedida é a tradicional colomba pascal com sorvete: não tem erro!

Diversifique as bebidas

Nada de esperar seus convidados apenas com meia dúzia de refrigerantes na geladeira, viu? Providencie água, sucos naturais, água de coco e até um bom vinho. Também é muito delicado e atencioso por parte do anfitrião passar um cafezinho para oferecer às visitas depois do almoço.

Pense nas quantidades

Assim que você confirmar a presença dos convidados, calcule a quantidade de alimentos e de bebidas necessários. Não exagere nas compras, mas lembre-se de que é sempre melhor sobrar um pouco do que faltar, não é mesmo? No dia seguinte, as sobras podem ser usadas como base para novos pratos, sem desperdícios!

Adiante o que for possível

Para não deixar tudo para a última hora, procure adiantar o preparo dos alimentos. A sobremesa que precisa ir ao freezer pode ser feita na noite anterior ao almoço, o bacalhau pode ser dessalgado antes também. Deixe para o dia do almoço apenas o preparo de refeições frescas e perecíveis. As bebidas também devem ser refrigeradas com antecedência. Isso faz toda diferença.

Prepare o entretenimento

Uma boa música ambiente pode deixar a sua casa bem mais acolhedora. Além disso, ofereça brincadeiras e passatempos para aumentar o clima de descontração no seu almoço! Depois da refeição, por exemplo, dá para fazer uma tradicional Caça aos Ovos com as crianças, promover um Amigo Chocolate entre os convidados, contar histórias, cantar cantigas e o que mais ajudar a promover a socialização — e, de quebra, relembrar o sentido da Páscoa.